SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

1720 - A "Casa do Barril"


A pesquisa digital sobre temas relacionados com o título desta modesta e despretensiosa “viagem ao passado”, com paragens em vários “apeadeiros”, era obrigatória e necessária.
Sem asas para “grandes voos”, a descoberta das origens da “Casa do Barril” limitou-se a frustrantes tentativas. No entanto, durante o trajeto, foi possível conhecer inúmeras ligações de “senhores da Casa do Barril” à nobreza e outras casas fidalgas, com destaque para a Casa do Arco (Viseu), Casa do Couchel (Vila Nova de Poiares), Casa de Óvoa (Santa Coma Dão), condes / viscondes de Folques, Sarzedo, Oliveira do Conde, Fornos de Algodres, Tourais (Seia), etc, etc.
A "Casa do Barril" é citada pela primeira vez (?) num pequeno texto algures no ano de 1720, onde se afirma que “...os seus proprietários eram donos de terras até ao rio…”, incluindo “a Quinta do Urtigal”, que fazia parte “…da freguesia de Vila Cova de Sub-Avô…”- (volume XI da obra “Portugal Antigo e Moderno”, editado em 1886).
O brasão dos “Freires e Albuquerques”, senhores da “Casa do Barril”, no entanto, é datado de 1696...

Regressemos aos textos publicados por A.I.A.C.O. no jornal “A Comarca de Arganil”, aos apontamentos do jornal “Ecos do Alva”, e à leitura de alguns capítulos da obra do padre A. Dinis, “Espariz - subsídios para a sua História”. A sustentabilidade dos trabalhos publicados permite alinhavar parte da História do Barril (de Alva), onde se inclui, naturalmente, a “casa dos fidalgos”- alguns dos “senhores” patrocinaram empreendimentos de inquestionável importância na vida comunitária, como se poderá constatar em próximos apontamentos.
Durante o percurso, alinhavei factos e lendas; na dúvida sobre uma ou outra informação confusa, valeu-me (quase sempre) a memória saudável de Maria Clarinda Gouveia - o “pronto-socorro mais à mão”, principalmente sobre estórias dos últimos tempos dos “senhores fidalgos”…
Conclusão: as origens da “Casa do Barril” permanecem no limbo do desconhecido…


Por ser entendida fastidiosa a publicação de dezenas de nomes de titulares da Casa do Barril, a exceção, por ser jovem, é Bento José Freire de Faria de Sequeira Geada, Capitão-mor de Vila Cova de Sub Avô .Nasceu no Barril no dia 13 de janeiro 1753 e faleceu em São Martinho do Bispo no dia 30 de outubro de 1768, com a idade de quinze anos. Está referenciado no jazigo da família Freire de Carvalho e Albuquerque, erguido no cemitério de Oliveira do Conde.
O adolescente capitão-mor era filho de José Freire de Sequeira Coelho Neves de Faria Geada Costa de Abreu, senhor da Casa do Barril, natural de Folques. Faleceu em 1855, deixando viúva Isidora Bernarda Joaquina das Neves e Abreu, nascida no dia 6 de junho de 1738 em São Martinho do Bispo.
Quem tem direito a memória eterna na História do Barril (de Alva) é José Monteiro Freire de Carvalho e Albuquerque, também senhor da Casa do Barril, nascido no dia 09 Janeiro de 1867, a quem se deve a fundação da “Sociedade Filarmónica Barrilense”, inicialmente designada por “Grupo Musical da Quinta de Santo António”.
A seu tempo, a efeméride terá tratamento diferenciado.
*
O último senhor da Casa do Barril foi António Freire de Abreu e Albuquerque. Nasceu em 1892 e faleceu no dia 08-01-1968 em Lourenço Marques, Moçambique.
Foi Casado com D. Branca Ferreira Pinto Basto de Paiva (Lisboa 1889-Monte Estoril, da Casa do Couchel, Vila Nova de Poiares.
“A casa do Barril”, em data incerta, passou a ser denominada por Quinta de Santo António, possivelmente em honra do santo de Lisboa e patrono (?) da capela existente na quinta.
Durante algum tempo o empreendimento foi designado por Casa Agrícola.
Em bolandas durante vários anos, o património da antiga “Casa do Barril” foi adquirido (em 1989 ?) pelo casal holandês Piet Amold / Sjonkje Marion.
*
Com a devida vénia, imagens do JAZIGO  DA FAMÍLIA FREIRE aqui: http://solaresebrasoes.blogspot.com/2014/10/jazigo-da-familia-freire-carvalho-e.html