SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

As capelinhas

Em 1721, no Barril, estavam de pé três ermidas: duas delas erguidas em montes sobranceiros ao rio, e a terceira bem no centro do pequeno povoado.
…Sobre a localização das ermidas em honra de Santa Maria Madalena e Santo Aleixo:
- Não guardariam elas, as ermidas, os santos da devoção dos “senhores da Casa do Barril (Quinta de Santo António),"donos de terras até ao rio”?
Lá dos altos, descansa-se o olhar sobre a paisagem e adivinham-se as sementeiras, que as águas do Alva faziam crescer… com a “ajuda dos santos protetores”!
 

- Quem ordenou a construção das duas ermidas em locais relativamente remotos, mas com vistas largas?
- Os senhores da Quinta, certamente...
O povoado, junto da ermida de S. Simão, cresceu com a Quinta de Santo António, servida por uma capelinha privada (em honra do santo padroeiro da Quinta?).
Em redor das outras duas, não muito distantes da terceira, onde se acredita ter nascido o Barril, surgiram outros polos residenciais.
O Barril de Alva é formado pelo conjunto dos três casais - em tempos idos, para que as pessoas fossem identificadas com os locais de residência, bastava anunciar o “seu casal”: 
- Cimeiro, do Meio, ou Fundeiro.