SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

terça-feira, 3 de maio de 2022

José Monteiro - a casa que nunca habitou




José Monteiro de Carvalho e Albuquerque fundou a Sociedade Filarmónica Barrilense em 5 de novembro 1894, como é do domínio público.
José Monteiro era um homem culto e estudioso, músico erudito, embora amador. Ensinou os primeiros músicos da Banda, que regeu com sabedoria durante largo tempo; escreveu várias peças para a “sua” Filarmónica, e para outro tipo de instrumentos, como piano e flauta.
Após o falecimento de seu pai, o fidalgo José Freire, houve partilhas entre ele e o irmão, António Freire. Nessas partilhas, pouco coube, no Barril, a José Monteiro - a Quinta de Santo António e a quase totalidade dos seus domínios ficaram para o seu irmão. No entanto, dado o seu amor pelo Barril, numa outra propriedade com que ficou, junto à estrada que vai do entroncamento (Largo do Chiado) para a ponte, mandou construir um grande prédio para nele habitar – infelizmente tal nunca aconteceu…
José Monteiro foi residir para Oliveira do Conde e o Barril perdeu a sua presença permanente…
Escreveu vários artigos históricos, que publicou na “Comarca de Arganil” em 1928, a que deu o título de “Antiquarias”.
-
Saber mais:
https://barrilenses.blogspot.com/2021/07/1894-jose-monteiro-de-carvalho-e.html


Senhoras na liderança da Comissão para os Melhoramentos e Beneficência do Barril de Alva


No dia 9 de abril 1925 foi criada a “Comissão para os Melhoramentos e Beneficência do Barril de Alva”, com sede em Lisboa, e era composta apenas por senhoras.

Entre outras personalidades barrilenses da época, faziam parte dos corpos sociais, Maria Bugarim, Berta dos Santos Garção e Dalila de Vasconcelos Nunes dos Santos.
AIACO fez publicar na “Comarca de Arganil” uma notícia onde refere a lista de apoio (?) da “Comissão para os Melhoramentos e Beneficência do Barril de Alva” às festas de S. João desse ano:
Leopoldina Abreu Magalhães Freire, presidente, Maria da Ressurreição Quaresma nos Santos, tesoureira, Maria Celeste Nunes dos Santos, primeira secretária, Isabel Martins de Carvalho, segunda secretária, Maria dos Prazeres Vaz Jorge, e Isaura da Conceição Coelho Nobre, vogais.