SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Urtigal - "lagar de varas"


... naquele tempo era assim 


               Esquema de uma prensa de vara





"As azeitonas eram prensadas entre dois moinhos de pedra (por norma, de granito). Essas camadas grossas eram espalhadas em seiras redondas, postas umas sobre as outras e pressionadas por uma prensa hidráulica. O líquido advindo dessa prensagem é uma mistura de azeite e sabores amargos dissolvidos em água. Esse líquido seguia por dois canais abertos numa peça de granito e era encaminhado para grandes depósitos, também de granito".
Os "lagares de varas" - como era o do Urtigal - baseiam-se num sistema de prensa dos lagares romanos e hoje são peças "vivas" de alguns museus.
As guias das seiras estavam encaixadas nas duas aberturas, visíveis na imagem da peça encontrada nos escombros  do edifício.
Durante as obras de recuperação das ruinas do “complexo” industrial da Quinta do Urtigal, foi ainda encontrada a viga do pórtico da acesso principal, uma chave de tamanho médio, partes dos depósitos onde era recolhido o azeite e restos do sistema hidráulico (?). 
- Junto ao caneiro,  quando o caudal do rio é fraco, ainda podemos "descobrir a olho nu"   uma ou duas memórias   do  "nosso" lagar...