SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

domingo, 12 de novembro de 2023

Barril de Alva - às voltas com a História


   
Quinta do Urtigal - ruinas  do lagar e moenda

 O Barril (de Alva) fez parte do concelho de Vila Cova (de Sub Avô), depois integrou o concelho de Coja e agora, como se sabe, pertence ao concelho de Arganil.
Por mera curiosidade, se a tiver, fique a conhecer algumas datas que fazem parte da História das vilas e aldeias da nossa região.

"Paróquia de Vila Cova de Alva
Vila Cova foi sede de concelho, só extinto em 1836. Teve juiz ordinário, vereadores, procurador do concelho, escrivão da Câmara, escrivão do Judicial, de notas e de órfãos, e companhia de ordenanças.
Em 1840, pertencia ao concelho de Coja, extinto por decreto de 31 de dezembro, passando então para o de Arganil.
Também designada por Vila Cova de Sub Avô ou apenas por Vila Cova, passou a ter a atual designação pela Lei nº 1625, de 25 de julho de 1924 (ano da criação da freguesia do Barril de Alva).

Cartório Notarial de Coja
Os notários deste cartório desenvolveram a sua atividade em Coja, que possuía julgado de paz. Freguesia do concelho de Arganil, foi outrora sede concelhia até à sua extinção pelo Decreto de 31 de dezembro de 1853. Dele faziam parte as freguesias de Vila Cova do Alva, Benfeita, Cerdeira e Barril de Alva.
- A última reunião da Câmara Municipal de Coja realizou-se em 18 de janeiro de 1854. 
Fazia parte da comarca de Seia em 1839, mas depois ficou a pertencer à de Arganil. O Decreto-Lei nº 1364, de 18 de setembro de 1922, fixou em quatro o número de lugares de notário na comarca de Arganil: um na sede, um em Coja e os dois restantes em Góis e Pampilhosa da Serra, situação reiterada pelo Decreto nº 15 304, de 2 de abril de 1928. Por sua vez, o Decreto-Lei nº 19 133, de 18 de dezembro de 1930, suprime o lugar de notário existente em Coja, mantendo-se em atividade o notário até à respetiva vacatura".
-
Fonte: Geni.com