SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

sábado, 23 de abril de 2022

“AO BAIRRISMO E À BENEMERÊNCIA DOS BARRILENSES”

 


Em julho de 2020, com a pompa da circunstância, depois de recuperado o primeiro edifício sede da Filarmónica Barrilense, foi inaugurada no Barril de Alva a Casa/ Museu, denominada “Os Barrilenses são assim”.

Em julho de 2022 está prevista a abertura deste espaço que reúne vestígios da história documentada, proporcionando aos visitantes uma “visita guiada” a tempos de outrora através de textos e imagens, além da contemplação de peças decorativas de valor estimativo cedidas pelas instituições patrocinadoras deste projeto cultural de inegável importância para a comunidade: União e Progresso do Barril de Alva e Associação Filarmónica Barrilense.

“Os Barrilenses são assim”

Esta “…aldeia ignorada, já entrava no cadastro da população de 1527 com a sua dezena de habitantes, que viveram e sofreram nos tempos de Vasco da Gama e de (Afonso de) Albuquerque…” (Dr. Alberto Martins de Carvalho), cresceu pelo empenho de bem fazer da família barrilense, com realce para uma “mão cheia” de concidadãos com disponibilidade económica acima da média - a sua benemerência, eternamente reconhecida, permitiu dotar o Barril de Alva com obras de utilidade pública que perduram no tempo…

A Casa/Museu, enquanto espaço cultural, de forma modesta e singela, pretende homenagear TODOS os barrilenses, de acordo com as suas competências e qualidades, artífices do airoso e prazenteiro território, berço de muitos de nós e enlevo de quem nele reside, ou não!

A imagem literária que melhor se adapta ao memorial da Casa/Museu, com a possibilidade de itinerância, está gravada no obelisco erguido na praça Alberto Martins de Carvalho, no Barril de Alva, pela U.P.B.A. em 25 de junho de 1965:

AO BAIRRISMO E À BENEMERÊNCIA DOS BARRILENSES

- Na verdade, “… a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer...” (Alberto Caeiro)!