SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

"A povoação do Barril vai possuir uma escola modelar"

 “A Comarca de Arganil”- 7 de março de 1912



"Os srs. Joaquim Nunes dos Santos, Abílio Nunes dos Santos e Joaquim Mendes Correia de Oliveira, vão mandar edificar uma escola primária na povoação do Barril, cuja escola ficará  sendo não só a melhor do concelho, como a primeira do distrito de Coimbra.
Esta escola é destinada aos dois sexos, com habitação independente para quatro professores e com aulas separadas para 100 alunos cada.
O custo da edificação e respetivo mobiliário está orçado em 9 contos de reis, cuja importância é abonada por aqueles beneméritos cavalheiros.
O terreno em que é edificada e que mede cerca de quatro mil metros quadrados, foi também generosamente oferecido pelo sr. José Freire de Carvalho e Albuquerque.
Esta escola modelar deve estar pronta em fins de outubro, época em que os srs. Nunes dos Santos e Correia de Oliveira farão entrega dela ao Governo da República.
Ações destas registam-se. Quem assim se interessa pelo bem comum, é digno de toda a estima e merece os maiores elogios.
Conhecíamos já as nobres qualidades dos cavalheiros que acabam de dar um tão eloquente exemplo de altruísmo, mas nem por isso deixamos de nos confessar admirados de tão longe levarem o seu amor à causa sagrada da instrução. Bem hajam".
-
Nota: o edifício foi inaugurado  mo dia 8 de junho de 1913