SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Inauguração do "Centro Comercial do Barril" - filial dos Grandes Armazéns do Chiado


Centro Comercial do Barril

Os irmãos Abílio e Joaquim Nunes dos Santos, fundadores dos Grandes Armazéns do Chiado, com sede em Lisboa, inauguraram no dia 19 de novembro de 1922 a filial do Barril, de onde eram naturais.
Na edição da “Comarca de Arganil” do dia 23 desse mesmo mês, pode ler-se:
 
Como havíamos anunciado, realizou-se no último domingo, no Barril, a inauguração da nova filial dos Grandes Armazéns do Chiado.
Naquele dia, o Barril esteve em festa, ouvindo-se constantemente o estralejar de foguetes.
Das freguesias limítrofes foi ali muitíssima gente, não tendo os empregados da nova filial um momento de descanso para atender a enorme clientela, sendo importantes as vendas.
É de prever que a esta filial esteja reservado um futuro próspero.
.
No mesmo dia e comemorando a data da abertura do importante estabelecimento, “A Comarca de Arganil” distribuiu nesta vila, por 40 pobres dos mais necessitados, a importante quantia de 100$00 que os srs, Nunes dos Santos & Cª, proprietários dos Grandes Armazéns do Chiado, nos haviam enviado para tal fim, como já aqui noticiámos,
De novo agradecemos àqueles generosos conterrâneos o seu importante donativo”.

Não se conhecem imagens ou relatos circunstanciados do festivo dia, mas existe uma fotografia posterior, publicada numa revista brasileira (em exposição na Casa/Museu “OS BARRILENSES SÃO ASSIM”) onde surge o nome do estabelecimento: “Centro Comercial do Barril”!


Existe uma outra imagem do interior, sem data, que mostra parte das prateleiras (tapadas  com um cortinado?),  o guichet dos correios e pessoas que talvez façam parte da memória da dona Clarinda Gouveia...
Julga-se que a alteração da sua designação para “Grandes Armazéns do Chiado” aconteceu após a independência administrativa do Barril, em 25 de julho de 1924, data que, de forma simbólica, não deixará de ser lembrada daqui a dias…

1 comentário:

  1. Foi um prazer ler o seu blog. Fiquei mais conhecedor sobre o Barril de Alva, apesar de ser de familias de Lourosa e ter convivido em Almada com um Comerciante de antiguidades em Cacilhas, Almada, nascido no Barril, e conviver com um filho do Abilio Nunes dos Santos junior.

    ResponderEliminar