SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

sábado, 5 de março de 2022

Espírito associativo na génese da União e Progresso do Barril de Alva


No dia 17 de março de 1936, Joaquim Madeira, conceituado industrial de panificação de Almada, na sua condição de presidente da direção da União e Progresso do Barril de Alva, concedeu à Comarca de Arganil uma entrevista esclarecedora sobre os primeiros passos da prestigiada instituição, que naquela data, completava um ano de existência.

ESPÍRITO ASSOCIATIVO
- O que determinou essa fundação?- pergunta o jornalista, Luís Ferreira.
- Existia, como é do conhecimento geral, uma comissão de auxílio à Sociedade Filarmónica Barrilense. Os seus fins, de harmonia com o título indicado, eram restritos, limitando-se a auxiliar o simpático agrupamento musical. Em face disto e visto estar criado o espírito associativo entre a colónia barrilense de Lisboa e margem sul do Tejo, alvitrei que se criasse uma coletividade regionalista zeladora dos interesses vitais da freguesia do Barril de Alva…
- E foi bem acolhida a sua sugestão?
- O melhor possível! E tanto assim que em 17 de março do ano findo, e após alguns trabalhos preliminares, houve uma reunião magna da colónia na sede do Grémio da Comarca de Arganil, da qual saiu uma comissão encarregada de elaborar os estatutos para o organismo que se acabara de fundar.
- Foram esses os primeiros passos da União…
- Exatamente. Em 14 de abril seguinte, nova reunião teve lugar, elegendo-se, então por dois anos, os primeiros corpos gerentes e sancionando-se o trabalho da comissão encarregada de redigir os estatutos. E foi assim, legal e serenamente, que a União e Progresso do Barril de Alva se fundou.
Joaquim Madeira acrescenta que, no fim do primeiro ano do mandato, a U.P.B.A. tinha cerca de 70 associados.

RECONHECIMENTO PÚBLICO
Sobre o Barril de Alva, realça que a freguesia está bem servida de algumas benfeitorias: eletricidade, fontanários (exceto no Casal Cimeiro), escola, comércio e pequenas indústrias, etc, havendo carências na rede viária, com  o Casal Cimeiro prioritário e aligação a Pinheirinho - “…um desejo das gentes dos dois territórios, mas só possível com a ajuda do Estado”.
O presidente da União e Progresso, lembrou alguns dos beneméritos da freguesia, a quem o reconhecimento público passaria por dar os seus nomes a algumas das ruas do Barril de Alva, com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil, como posteriormente aconteceu.

OFERTA DO INSTRUMENTAL  À FILARMÓNICA
A finalizar, Joaquim Madeira refere;
- Os dois primeiros filhos do velho fidalgo do Barril, sr, José Freire de Carvalho Albuquerque, foram de uma benemerência inexcedível. Ao terceiro deve-se a nova capela de Santo Aleixo e a calçada que liga o Casal de Baixo ao Casal do Meio…
- A Sociedade Filarmónica Barrilense pode contar com o apoio da União?- questiona o jornalista.
- Sem dúvida! Em tudo quanto possamos, pode contar connosco. E bem o merecem os seus 41 anos de existência. A propósito, devo dizer-lhe que o instrumental de que dispõe foi oferta de dois beneméritos a quem contamos prestar homenagem no próximo mês de julho: António Freire de Carvalho Albuquerque e José Monteiro de Carvalho Albuquerque.