SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Barril de Alva: “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se” – F. Pessoa


Dir-me-ão que é exagerado comparar uma frase do grande Fernando Pessoa a um texto “ditado pelo coração” de alguém que tinha em mente, apenas e só, divulgar a sua terra natal.
Pela leitura do panfleto vamos encontrar, no meu entender, o encanto da intenção da prosa quando associa a mãe Natureza ao Barril de Alva pelo facto do “divino” ter bafejado determinado território com uma bifurcação de estradas!
O meu conterrâneo foi bem claro (e autêntico!) com as palavras: “a aldeia está bem servida de acessos, e ainda oferece o usufruto da luz elétrica, estação postal, cabine telefónica, de um CINE TEATRO, concertos da Filarmónica”,  etc…
Sendo o texto um panfleto publicitário de 1938, o autor por certo “conhecia” Fernando Pessoa, autor da famosa frase sobre a Coca Cola: “ Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”!
Esta “associação de ideias” na promoção da terra onde nasci continua a ter vida própria:
- quem desconhece os encantos da aldeia do Barril de Alva, “arejada” pela mão do Homem e o conforto das “vistas largas”, favores da mãe Natureza, ao chegar, primeiro “estranham”, depois apaixonam-se por ela…
CR

Sem comentários:

Enviar um comentário