SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA: FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comemorar a independência do Barril de Alva no dia 15 de julho? Já aconteceu!

 

No dia 24 de abril de 1924, como é público,  o dr. Alberto Moura Pinto, democrata e antigo ministro da 1ª República, tomou a iniciativa de propor ao Congresso da República Portuguesa a  desanexação da povoação do Barril da freguesia de Vila Cova Sub Avô,  “(…) a qual passará a constituir uma freguesia, denominada Barril de Alva (…)”.

No dia 25 de julho do mesmo ano foi publicada no Diário da República a Lei nº 1639, assinada pelo então presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, que satisfez as pretensões do proponente, da população barrilense,  e dos  irmãos Nunes dos Santos, proprietários dos Grandes Armazéns do Chiado  que “induziram  Moura Pinto à redação do documento”,  segundo A.I.A.C.O.  durante uma conversa à mesa do café “Vira Milho” - era neste espaço comercial que, por norma, a história do Barril de Alva era tratada com o rigor do conhecimento obtido por A.I.A.C.O. em várias fontes.

No ano seguinte (1925), o primeiro aniversário da nova freguesia foi festejado no dia 15 de julho, por ter sido nessa data, em 1924, que o Senado do Congresso da República aprovou a Lei da criação da nova freguesia.

A partir de 1926, passou a comemorar-se a data da publicação no Diário da República: 25 de julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário