SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO BARRIL DE ALVA - FONTES: ”AIACO” - A COMARCA DE ARGANIL- GENI.COM - CLARINDA GOUVEIA - P. ANTÓNIO DINIS - “ECOS DO ALVA” – U.P.B.A.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Os meninos do Batalhão Escolar do Barril (de Alva)

Escola Primária do Barril (de Alva)
inaugurada no dia 8 de junho de 1913

Na escola primária, aos 8 anos, aprendi a ler, escrever e a fazer contas - a reboque dos ensinamentos caseiros, as matérias não eram de todo desconhecidas, graças aos ensinamentos da avó Virgínia e da mãe Natália, mas a professora Georgina, com outros saberes e métodos, fazia de nós, os alunos, “pequenos génios”…
A sala de aulas era enorme e tinha uma arrecadação para guardar “coisas” sem uso. Um dia espreitei o interior e vi duas ou três “espingardas” de madeira.
Quando vi as "armas", possivelmente pensei;
- Devem ser brinquedos comprados na feira de Lourosa... 
Mais tarde, alguém me disse que, antigamente, os meninos da minha escola, fardados a rigor,  “marchavam” com aquelas “espingardas a fingir”! “Sonhei” com a brincadeira, bem diferente do jogo do pião, das corridas de arco com gancheta e das futeboladas durante o recreio.
Recentemente, durante  nova consulta aos documentos do espólio literário de uma personalidade que enalteceu a comunidade barrilense, António Inácio Alves Correia de Oliveira - AIACO, encontrei uma das suas crónicas que, periodicamente, publicava na “Comarca de Arganil”, que transcrevo:

O Batalhão Escolar marcou presença na época

Brinquedo semelhante às "epingardas" do Batalhão Escolar

”(,,,) Ora esta passagem fez-nos recordar a existência de um Batalhão Escolar que houve no Barril de 1913 a 1918 e que era composto de alunos daquela localidade (…). Evidentemente esta recordação serve sim - é esta a nossa intenção – para mostrar o que há mais de 50 anos se fez na nossa terra”.
“Esta notícia foi transcrita de A Comarca:
- “Mas o que se fez no Barril na altura, uma povoação da freguesia de Vila Cova, no concelho de Arganil, chegou ao conhecimento do Governo da Nação, que louvou publicamente os promotores de tão patriótica iniciativa, pelo que transcrevemos de A Comarca de 20 de março de 1913 a seguinte notícia:
PORTARIA DE LOUVOR

“ O Diário do Governo de 13 de março corrente, publicava a portaria que com o maior prazer publicamos:

“Tendo o professor da escola primária do lugar do Barril, freguesia de Vila Cova do Alva, concelho de Arganil, organizado um Batalhão Escolar composto de 50 alunos da escola da sua regência, no que foi auxiliado por diferentes indivíduos, especialmente pelo cidadão Joaquim Mendes Correia de Oliveira e por Joaquim Nunes dos Santos, já falecidos, os quais para tal fim concorreram com importantes quantias.
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Interior, que sejam publicamente louvados o professor da escola do Barril e o cidadão Joaquim Mendes Correia de Oliveira pelo ato de benemerência que praticaram e em que se manifesta o seu interesse pelo desenvolvimento da instrução e educação cívica nacional".

Paço do Governo da República, em 8 de março de 1913 – o Ministro do Interior, Rodrigo José Rodrigues”.
CR
*
- Mais pormenores sobre o Batalhão Escolar a publicar em breve…




Sem comentários:

Enviar um comentário